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Imóveis à Venda em Rio de Janeiro – RJ

(Imóveis à Venda em Rio de Janeiro – RJ)

 

Imóveis à Venda em Rio de Janeiro – RJ, o Rio de Janeiro é uma Cidade cheia de encantos e belezas naturais, e muitas pessoas sonham em morar nesse lugar tão especial. Se você está procurando por imóveis à venda no Rio de Janeiro, está no lugar certo. O mercado imobiliário carioca oferece uma ampla variedade de opções, desde Apartamentos compactos até casas espaçosas. Além disso, é possível encontrar imóveis em diferentes bairros, cada um com suas características únicas.

 

Se você busca por um estilo de vida mais agitado e próximo das Praias, Bairros como Copacabana, Ipanema e Leblon são excelentes opções. Essas regiões são conhecidas por sua vida noturna animada, com bares, restaurantes e boates. Já se você prefere um ambiente mais tranquilo e familiar, bairros como Botafogo, Flamengo e Tijuca podem ser ideais. Essas áreas oferecem uma infraestrutura completa, com escolas, hospitais e comércio local.

 

Além disso, o Rio de Janeiro conta com diversos empreendimentos imobiliários em fase de Lançamento, Prontos ou Em Construção, o que pode ser uma ótima oportunidade para investidores. Esses empreendimentos oferecem apartamentos modernos, com áreas de lazer completas e segurança.

 

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Imóveis a Venda em Rio de Janeiro – RJ

 

Independentemente do seu perfil e das suas preferências, é importante contar com o auxílio de uma imobiliária de confiança para encontrar o imóvel dos seus sonhos. A imobiliária poderá oferecer opções que se encaixem no seu orçamento e auxiliar em todo o processo de compra. Portanto, se você está em busca de imóveis à venda no Rio de Janeiro, não deixe de pesquisar, comparar as opções e contar com o suporte de profissionais especializados. Realizar o sonho de morar na Cidade Maravilhosa pode estar mais próximo do que você imagina.

 

Imóvel é o Investimento mais Seguro e Rentável (Valoriza), é um Patrimônio !

Cartórios de Registro de Imóveis – Rio de Janeiro

(Cartórios de Registro de Imóveis – Rio de Janeiro)

 

No Cartório de Registro de Imóveis são efetuados a Matrícula, o Registro dos Imóveis e, ainda, as averbações que tenham relação com esses bens. O que é a Matrícula? A matrícula é o número que se dá ao imóvel nos Livros do Cartório, seguido por anotações que são como um retrato escrito desse imóvel.

 

Para que serve a Certidão de Registro do Imóvel?

 

A Certidão do Registro de Imóveis ou Certidão Imobiliária é a Certidão emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis e fornece as informações relativas ao Imóvel, aos títulos em tramitação, aos proprietários e demais titulares de direitos reais, aos endereços e denominações, aos ônus reais e à Situação Jurídica.

Qual a importância do Registro de Imóvel?

 

Essa Certidão é o único documento oficial que fornece informações como quem é o legítimo Proprietário e se ele pode vender ou não o imóvel; se esse Imóvel está livre ou se sobre ele pesa alguma restrição. essa simples consulta pode evitar muitos aborrecimentos.

O que pode ser registrado no Registro de Imóveis?

 

Além da escritura de compra e venda, o contrato de financiamento deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis. Esse documento é importante para formalizar a relação entre o comprador, o vendedor e a Instituição Financeira.

Qual a função do Registro?

 

Um registro é uma estrutura de dados que contém um conjunto de campos, cada um com um nome e um valor associado. Esses campos podem representar diferentes tipos de dados, como números, texto, datas e até mesmo outras estruturas de dados complexas.

 

Segue Abaixo os Telefones e Endereços dos “Cartórios de Registro de Imóveis – Rio de Janeiro”:

 

✅ (A Certidão de Ônus Reais):

 

Um dos principais documentos para saber a situação LEGAL de um imóvel, pode ser obtida por qualquer pessoa no Cartório de Registro da área onde o Imóvel está localizado. É preciso pagar uma Taxa por esse serviço mas qualquer pessoa pode requerer, sem precisar de procuração, apenas o Endereço correto do Imóvel.

 

A Certidão normalmente é entregue em 5 Dias úteis e nela teremos informações importantes sobre o imóvel:

 

✅ (PROPRIETÁRIO):

 

É aquele que consta na Matrícula do Imóvel.

 

✅ (MATRÍCULA do IMÓVEL):

 

É um nº sequencial que identifica o Imóvel. Assim como cada Pessoa Natural tem um Registro Geral – RG – ou seja, um número que a identifica, contendo nesse registro dados como o NOME, FILIAÇÃO, DATA DE NASCIMENTO, etc… Assim funciona com um imóvel. A matrícula irá trazer informações como: Endereço Oficial, Nome do Proprietário, Metragens do lote, gravames como DESAPROPRIAÇÃO, PENHORA, TOMBAMENTO, etc.

 

É fundamental que esses dados estejam de acordo com o LOCAL e com o IMPOSTO PREDIAL. Qualquer discordância pode indicar a necessidade de LEGALIZAR o imóvel ou mesmo ALGUM IMPEDIMENTO PARA SUA ALIENAÇÃO.

 

✅ (SEGURANÇA – COMPRADOR):

 

Então, antes de comprar um imóvel, EXIJA A CERTIDÃO DE ÔNUS REAIS ATUALIZADA, certificando que aquela pessoa que está alienando é de fato o PROPRIETÁRIO, ou tem algum vínculo LEGAL com o bem.

 

Segue a lista atualizada dos Cartórios de Registro de Imóveis do Município do Rio de Janeiro e suas áreas de atuação. Os endereços, telefones e sites foram todos atualizados diretamente do site de cada Cartório. Atenção especial ao 12º RI que é novo e foi desmembrado do 4º Registro de Imóveis que abrange os bairros de Campo grande, entre outros.

 

☛ (Relação de Cartórios – Registro de Imóveis – Rio de Janeiro – RJ):

 

☛ (1º OFÍCIO):

 

Área de Abrangência: Engenho Novo, Méier, Cachambi, Rocha, Maria da Graça, Mangueira, Sampaio.

CNPJ:   30.715.445/0001-19

Nome Oficial: 1º OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS

Local:  http://www.1sri-rj.com.br/

Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 486

Bairro: Méier

MÓVEL: 20770-001

Comarca: Rio de Janeiro

Ingresso: Especial

Telefone: (021) 2581-1942 /2887

Horário de Funcionamento: De a 6ª Feira, das 10  às 17 Hs

 

☛ (2º OFÍCIO):

 

Área de Abrangência: São Conrado,  Joatinga, Gamboa, Parte da Lagoa e Centro, Leblon, Cidade,Santo Antônio, Fátima, Gamboa, Sacramento.

CNPJ:   27.109.511/0001-00

Nome Oficial: 2º Ofício de Registro de Imóveis

Local:  http://www.2rgi-rj.com.br/

Nome Fantasia: Cartório Fernando Bezerra Falcão

Endereço: Av. Nilo Peçanha, 26 5º andar Tel.: 21-2533-4180

Bairro: Centro

CEP: 20020-100

Titular: Fernando Bezerra Falcão

Suplente: Beatriz LLopart Correa

Comarca: Rio de Janeiro

Telefone: (021) 2533-9654 / 9655 / 4180

Fax: (021) 2533-4180

Horário de Funcionamento: De a 6ª Feira, das 10 às 17:30.

 

☛ (3º OFÍCIO):

 

Área de Abrangência: Botafogo, Humaitá, Caju, São Cristóvão.

CNPJ:   30.715.346/0001-37

Nome Oficial: 3º Ofício de Registro de Imóveis

Local:  http://www.3ri-rj.com.br/

Ano de Instalação: 1904 Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos, 607 – 9º andar Centro

Bairro: Centro

CEP: 20020-010

Titular: Antônio Marins Peixoto Filho

Substituto: Alexandre Augusto Feijó Nicolau

Comarca: Rio de Janeiro

Ingresso: Especial

Telefone: (021) 2533-9620 e 2533-9579

Fax: (021) 533-9620

 

☛ (4º OFÍCIO):

 

Área de Abrangência: Campo Grande, Bangu, Pavuna, Santa Cruz, Sepetiba, Santa Rita, Realengo.

CNPJ:   30.715.007/0001-50

Nome Oficial: 4º Ofício de Registro de Imóveis

4º Oficio de Registro de Imóveis da Comarca do Rio de Janeiro

Site:  https://www.4rgirj.com.br/

Rua do Prado, 41 – Loja 101 – Santa Cruz – Rio de Janeiro / RJ – CEP 23555-012

(21) 3401-7252 / (21) 2143-4439

Atendimento de Segunda à Sexta das 10 às 17:00.

Substituto: Joaquim Roberto Pullig Sampaio

Comarca: Rio de Janeiro

Ingresso: Especial

Telefone: (021) 2509-8038, 2509-8999 e 2509-8267

Fax: (021) 2509-8267

 

☛ (5º OFÍCIO):

 

Área de Abrangência: Leme, Copacabana e Ipanema.

CNPJ:   27.109.537/0001-40

Nome Oficial: 5º Ofício de Registro de Imóveis

Site:  http://www.5rgi-rj.com.br/

Nome Fantasia: Cartório Marcondes

Ano de Instalação: 1926

Endereço: Rua Rodrigo Silva, 8 7º e 8º andares

Bairro: Castelo

CEP: 20011-040

Titular: José Antônio Teixeira Marcondes

Suplente: Rodrigo Neno Rosa Marcondes

Comarca: Rio de Janeiro

Ingresso: Especial

Telefone: (021) 2262-4212 e 2262-3490

Fax: (021) 2262-3490

Horário de Funcionamento: De a 6ª Feira, das 10 às 17:30.

 

☛ (6º OFÍCIO):

 

Área de Abrangência: Engenho de Dentro, Encantado, Piedade, Cascadura, Abolição, Pilares, Bonsucesso,  Ramos, Quintino, Higienópolis,Tomás Coelho, Olaria.

CNPJ:   27.128.776/0001-48

Nome Oficial: 6º Ofício de Registro de Imóveis

Site :  http://www.6ri-rj.com.br/

Ano de Instalação: 1931

Endereço: Av. Rio Branco, 39 7º andar

Bairro: Centro

BOLSO: 20090-003

Titular: Lino Noruega Vianna Bastos

Substituto: Izabel Cristina Bastos Cardoso

Comarca: Rio de Janeiro

Ingresso: Especial

E-mail: s6ri@ig.com.br

Telefone: (021) 2223-0408, 2223-1825 e 2223-1002

Fax: (021) 2223-1002

 

☛ (7 º OFÍCIO):

 

Área  de Abrangência :  Freguesias da Candelária, de São José e do Espirito Santo.

CNPJ:   30.715.734/0001-18

Nome Oficial: 7º Ofício de Registro de Imóveis

Site :  http://www.7ri-rj.com.br/

Nome Fantasia: Cartório Paulo Jorge Lencastre

Endereço: Rua Sete de Setembro, 32, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Titular: Decio Luiz Gomes

Substituto: Dirlene dos Santos Navega

Comarca: Rio de Janeiro

Ingresso: Especial

Telefone: (021) 2232-9744    2507-3515

Horário de Funcionamento: De a 6ª Feira, das 10 às 17:30.

 

☛ (8º OFÍCIO):

 

Área de Abrangência: Olaria, Presidente Dutra, Brás de Pina, Pavuna, Ramos, Anchieta, Penha, Praça do Carmo, Vila Kosmos, Irajá, Coelho Neto, Cordovil, Guadalupe, Turiaçu, Madureira, Vaz Lobo, V. Alegre, Jardim América, Acari.

CNPJ:   27.128.933/0001-15

Nome Oficial: 8º Ofício de Registro de Imóveis

Local:  http://www.8ri-rj.com.br/index3.asp

Ano de Instalação: 1937

Endereço: Rua da Alfandega n. 91, 3º andar

Bairro: Centro

BOLSO: 20071-000

Titular: Arnaldo Colocci Netto

Substituto: Carlos Eduardo Fernandes Colocci

Comarca: Rio de Janeiro

Ingresso: Especial

Telefone: (021) 2233-7178

Fax: (021) 2233-7178

 

☛ (9º OFÍCIO):

 

Área de Abrangência: Barra, Jacarepaguá, Laranjeiras, Glória, Flamengo, Recreio dos Bandeirantes, Campinho, Catete.

CNPJ:   30.715.031/0001-90

Nome Oficial: 9º Ofício de Registro de Imóveis

Local:  http://www.9rgirj.com.br/

Ano de Instalação: 1937

Av Nilo Peçanha nº 12 – 6º andar – Rio de Janeiro – RJ

Celular: 20.020-100

Titular: Adilson Alves Mendes

Substituto: César Bezerra Vieira Ferreira

Comarca: Rio de Janeiro

Telefone: (021) 2533-6430, 2533-9645 e 2533-9647

Fax: (021) 2533-6430

 

☛ (10º OFÍCIO):

 

Área de Abrangência: Distrito Municipal do Andaraí, Grajaú, Tijuca, Vila Isabel.

CNPJ:   30.714.950/0001-49

Nome Oficial: 10º Ofício de Registro de Imóveis

Local:  http://www.10ri-rj.com.br/

Ano de Instalação: 1941

Endereço: Travessa do Paço, 23 sala 1103

Bairro: Centro

CEP: 20010-170

Titular: Mário Gonçalves

Substituto: Murilo Ramos Filho

Comarca: Rio de Janeiro

Ingresso: Especial

Telefone: (021) 2533-8177 / 8763

Fax: (021) 2533-8763

Horário de Funcionamento: De a 6ª Feira, das 10 às 17:30.

 

☛ (11º OFÍCIO):

 

Área de AbrangênciaIlha do Governador, Tijuca.

CNPJ:   27.128.834/0001-33

Nome Oficial: 11º Ofício de Registro de Imóveis

Local:  http://www.11rirj.com.br/

Nome Fantasia: Cartório Julio Soares Filho

Ano de Instalação: 1941

Endereço: Av. Presidente Vargas, 542 sala 1012

Bairro: Centro  Tel.: 21-2263-2370

BOLSO: 20071-000

Titular: Júlio Soares Filho

Substituto: Paulo César Soares

Comarca: Rio de Janeiro

Entrância: Especial

Telefone: (021) 2263-2370 e 2263-6447

Fax: (021) 2263-6447

 

☛ (12º OFÍCIO):

 

12º Oficio de Registro de Imóveis do Rio de Janeiro

Av. Maria Teresa, 260 – Plaza Office Campo Grande

Rio de Janeiro / RJ – CEP 23050-160

Fone: (21) 3217-2030

contato@12registro.com.br

Atendimento de Segunda à Sexta das 10 às 17:00

 

Incorporação Imobiliária – Obra por Incorporação

(Incorporação Imobiliária – Obra por Incorporação)

 

Incorporação Imobiliária – Obra por Incorporação, no direito Brasileiro, é nome dado para o conjunto de atividades exercidas com a finalidade de Construir ou Promover a Construção de Edificações ou Conjunto de Edificações, bem como a sua Comercialização, total ou parcial, compostas de Unidades Autônomas que, em seu conjunto, formam um Condomínio.

 

– (Entenda como funciona essa Atividade):

 

O Mercado Imobiliário é visto por muitos como um ótimo segmento para se realizar Investimentos. Um desses investimentos (Realizado, nesse caso, por Empresas) é a Incorporação Imobiliária.

 

Incorporação Imobiliária é uma das etapas envolvidas dentro de toda a lógica do Mercado de Imóveis. Logo, entender como ela funciona é primordial para quem deseja investir ou trabalhar no setor.

 

– (O que é Incorporação Imobiliária?):

 

A Incorporação Imobiliária é o conjunto de atividades voltadas a construir edificações ou grupos de edificações voltados para a alienação. Além da Construção, a Incorporação Imobiliária também compreende a Comercialização das Unidades Construídas, seja de forma parcial ou total.

 

Sendo assim, a incorporação é o processo através do qual uma Pessoa Física ou Jurídica ergue uma Obra de Condomínio em Terreno pertencente a outro Proprietário. Dessa forma, ocorre a Incorporação de uma Obra a um Terreno.

 

Por sua vez, o Incorporador Comercializa o Projeto e os inquilinos passam a ser os investidores. Algumas vezes, o proprietário do Terreno é pago com Unidades da Edificação.

 

Na Incorporação, os Imóveis são vendidos na planta ou enquanto estão sendo edificados. Dessa forma, a obra continua através dos recursos dos compradores.

 

– (Lei de incorporação imobiliária):

 

A Lei do Condomínio e Incorporações ou Lei de Incorporação Imobiliária é a Lei n. 4.591, de 16 de Dezembro 1964. Ela regula a atuação dos Incorporadores, que constroem e promovem certas Edificações.

 

Portanto, a Lei de Incorporação Imobiliária trata do processo de formalização legal de um projeto que vai ser executado. Tal formalização se dá por meio do Cartório Imobiliário. A Lei refere-se à incorporação de Empreendimentos Imobiliários, através de Incorporadora de Imóveis.

 

– (Como funciona a Incorporação?):

 

Conforme estabelecido na Lei, a Incorporadora Imobiliária deve fazer o registro das particularidades da Obra. Isso ocorre através do Contrato de Incorporação Imobiliária.

 

Na Incorporação de Empreendimentos Imobiliários, devem aparecer certas especificações:

 

– Totalidade da Área;

– Áreas Interna e Externa;

– Área por Unidade;

– Quantidade de Unidades.

 

O Contrato de Incorporação Imobiliária viabiliza a Comercialização dos Imóveis. Inclui Obras Coletivas:

 

– Condomínio;

– Prédios;

– Loteamentos;

– Outros tipos de Obras Coletivas.

 

– (O que faz uma incorporadora imobiliária?):

 

Para estabelecer o que é uma Incorporadora Imobiliária, segue-se a Lei: 4.591/64. Ela diz que a Incorporadora de Imóveis tem sob como dever a efetivação da comercialização das partes dos Empreendimentos que vão ser erguidos. Tal responsabilidade do incorporador é registrada.

 

Portanto, uma Incorporadora Imobiliária age conforme a Lei ao Construir e Alienar, de forma parcial ou total, uma Obra formada por Unidades Autônomas. A natureza ou o destino dessas unidades não importam.

 

Assim, toda incorporação de empreendimentos imobiliários exige um Incorporador Imobiliário. Esse incorporador pode consistir em pessoa Jurídica ou Física, e entregará a obra finalizada mediante Prazos, Preços e determinações prévias.

 

– (O Incorporador Imobiliário pode ser):

 

– Aquele que tem a Propriedade do Terreno;

– O Cessionário do lugar;

– O Promitente-Cessionário;

– Aquele que realiza a contratação de Construções de Prédios com a finalidade de constituir Condomínios.

 

A incorporadora deve divulgar o Empreendimento, bem como permitir que o Contrato seja cumprido. Ainda precisa entregar a construção dentro do prazo, sendo o articulador do projeto.

 

– (Patrimônio de Afetação):

 

A Lei nº 10.931/2004 estabeleceu o Regime Especial Tributário do Patrimônio de Afetação em relação à Incorporação Imobiliária. O Patrimônio de afetação assegura que as unidades vão continuar sendo construídas, e entregues aos donos, ainda que o Incorporador vá à falência ou caia em insolvência.

 

– (Qual a diferença entre Incorporadora e Construtora?):

 

Construtoras também podem ser Incorporadoras. Porém, a incorporadora se responsabiliza por todo o projeto e ela própria deve contratar a Construtora do Empreendimento.

 

Assim, as questões atreladas diretamente à Construção pertencem à Construtora: Mão de Obra e materiais, por exemplo. Já a organização que administrou a construção em conjunto com o proprietário do terreno, e que vende as unidades, é a Incorporadora.

 

A Incorporação Imobiliária permite que o Cliente se sinta mais Seguro, uma vez que as determinações Técnicas do Empreendimento serão cumpridas, de acordo com a Lei. Essas condições Técnicas estarão registradas em Cartório. Além disso, tem permitido o desenvolvimento do Mercado de Imóveis.

Obra por Administração e Obra a Preço de Custo

(Obra por Administração e Obra a Preço de Custo)

 

– O que significa Obra por Administração e Obra a Preço de Custo ?

 

Os compradores das unidades são donos do Negócio (Terreno). Cada proprietário de uma unidade adquire uma fração de Terreno proporcional a sua Unidade onde será erguido o Empreendimento.

 

– Qual o Papel da Construtora nisso?

 

A construtora é contratada para Administrar e Executar a obra. Estimamos o custo da obra e sobre este é cobrada uma taxa de administração que será paga a empresa.

 

– Tipos de Perfis interessantes para Obra por Administração:

 

1 – Pessoas que querem um Imóvel a Preço de Custo;

2 – Investidores que eliminando a figura do Incorporador participam de todo o processo de forma Ativa.

 

– Vantagens da Obra por Administração:

 

A) Economia para o Comprador:

 

– Sem Juros do Financiamento e Custo do Incorporador;

– O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é cobrado apenas sobre o valor da Fração do Terreno e não em cima do Valor da Unidade. (No modelo de Incorporação Imobiliária é feito pela Unidade)

 

B) Transparência:

 

– Prestação de Contas por um Auditor Externo especializado que acompanha todo o processo de cotação e reajustes feito ao longo da Obra;

– Rotina de acompanhamento da Obra: Etapa do Empreendimento e períodos para Visitação.

 

Como funciona o Processo de Compra na Obra por Administração?

 

No momento da Compra, o Cliente assina a Promessa de Cessão de Direitos e rubrica a pasta de fechamento do Empreendimento.

 

– Quais os Documentos utilizados na Obra por Administração?

 

O Instrumento Particular de Promessa de Cessão de Direitos (PCD) aquisitivos à fração ideal e adesão ao Contrato de Construção. É o documento no qual a Construtora cede ao Cliente o direito de adquirir, em seu Nome, a fração ideal do Terreno correspondente à Unidade adquirida.

 

– (MINUTA DO CONTRATO DE CONSTRUÇÃO):

 

A Minuta do Contrato de Obra por Administração:

 

1 – As Tabelas de Frações ideais

2 – Orçamento estimado da Obra

3 – Tabela de Vendas

4 – Cronograma Financeiro

5 – Memorial Descritivo

6 – Projetos Preliminares

7 – Disposições Gerais

 

Obs: A Minuta deve será rubricada por todos os Compradores do Empreendimento.

 

– (MINUTA DE CONVENÇÃO DE CONDOMÍNIO):

 

A Minuta engloba as Regras, Deveres e Direitos referentes ao Condomínio e seu funcionamento após a entrega das Chaves.

 

– (INSTITUIÇÃO DE CONDOMÍNIO):

 

É o documento necessário para individualização das Unidades Autônomas no Registro de Imóveis (RGI). Após a assinatura da PCD e da pasta de fechamento, serão Assinados:

 

– Escritura Pública de Compra e Venda do Terreno: Assinada entre os Proprietários do Terreno e os Compradores das futuras Unidades;

– Contrato de Construção: Os Compradores das frações de Terreno contratarão a Construtora para a construção do edifício, pelo regime de Obra por Administração;

– Instituição de Condomínio Edilício e a Escritura Pública de Convenção de Condomínio.

 

– Veja também sobre o regime de Obra por administração:

 

– (OBRA POR ADMINISTRAÇÃO – PREÇO DE CUSTO):

 

Considerando-se a escassez de recursos para Financiamentos Imobiliários, as altas taxas de juros e as margens de lucro altas, o custo para aquisição de um Imóvel, vigente no mercado, tem um valor final elevado impedindo a compra do imóvel por grande parte das pessoas.

 

No Sistema obra por administração a Preço de Custo, a obra é custeada pelos próprios adquirentes, através de um fluxo de desembolso adequado às suas disponibilidades e compatível ao desenvolvimento das diversas etapas da obra e sobre este custo aplica-se uma taxa de administração da Construtora que varia de 10% a 15% conforme o Empreendimento. Este sistema construtivo é regido pela Lei 4.591 de 16 de Dezembro de 1964.

 

É destinado a pessoas que querem adquirir um imóvel a preço bem abaixo do praticado no mercado, sendo de bastante interesse também, a investidores devido às altas taxas de retorno do montante investido com a valorização do imóvel no decorrer da obra.

 

– (A COMERCIALIZAÇÃO):

 

A comercialização de um imóvel a preço de custo inicia-se com a divulgação do empreendimento e formalização dos contratos, terminando com a entrega das chaves ao proprietário. Exige-se, portanto, perfeita convivência, harmonia e transparência das informações durante todo o processo de construção para que o resultado seja positivo para todos.

 

O preço final do imóvel pode sofrer variações ao longo da Construção, dependendo das oscilações de preços, das condições gerais da Economia e das mudanças dos materiais especificados caso haja decisão em conjunto de substituir o planejamento inicial.

 

– (NOMENCLATURAS MAIS UTILIZADAS):

 

1 – Fração Ideal de Terreno:

Corresponde à Quota parte de Terreno que caberá à Unidade.

 

2 – Área Privativa:

Refere-se à área individual e particular de cada unidade, área individual do Apartamento.

 

3 – Área Útil:

Refere-se à área individual e particular de cada unidade, desconsiderando-se as paredes; também é chamada área de tapete. Tanto nas plantas arquitetônicas quanto nas plantas decoradas.

 

4 – Áreas de Uso Comum:

São aquelas compartilhadas pelo proprietário com o restante dos adquirentes; assim escadarias, hall social e de serviço, áreas de circulação, equipamentos, piscina, quadras de esporte, são áreas de uso comum e regidas pela Convenção de Condomínio e Regulamento Interno.

 

5 – Convenção de Condomínio:

É o instrumento legal que rege a relação entre os Co-Proprietários de Fração Ideal durante todo o período de Construção.

 

6 – Taxa de Administração:

A taxa de administração é a remuneração da Construtora pela sua responsabilidade técnica, administração da obra, fornecimento e deslocamento de pessoal técnico e todas as atividades do escritório central relativas a compras, pessoal, empreiteiros, escriturações de despesas e prestações de contas.

 

7 – Cotas de Construção:

Trata-se do desembolso realizado por cada um dos Condôminos de acordo com o estabelecido em contrato, que deverá suprir a obra de recursos para o seu perfeito andamento.

 

8 – Comissão de Representantes:

São condôminos escolhidos em Assembléia para representar os outros compradores em assuntos ligados à obra;

 

9 – Personalização de Unidades:

Direito que é dado ao adquirente de alterar a especificação padrão de sua unidade, arcando com os custos diretos e indiretos, tudo dentro das normas estabelecidas pela Construtora, administradora do empreendimento.

 

10 – Fundo de Reserva:

Percentual a ser cobrado sobre o valor da Cota de Construção aprovada que servirá de Fundo de Caixa para cobrir possíveis inadimplências, ações trabalhistas, etc. Ficará aplicado em Poupança, em nome do condomínio, da data do pagamento até 24 (vinte e quatro) meses após a entrega.

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

 

– Como funciona Obra por Administração?

 

No Sistema obra por administração a Preço de Custo, a obra é custeada pelos próprios adquirentes, através de um fluxo de desembolso adequado às suas disponibilidades e compatível ao desenvolvimento das diversas etapas da obra e sobre este custo aplica-se uma taxa de administração da construtora que varia de 10% a 15% conforme o empreendimento.

 

– O que é Obra por Administração?

 

A Obra por Administração é voltada para pessoas que desejam comprar um imóvel por um preço abaixo do que o mercado pratica em uma determinada região. O retorno desses imóveis costuma ser alto, boa parte do público são investidores, pelo simples fato de retorno alto e com uma valorização do imóvel de acordo com o andamento da obra.

 

A Lei sobre a Obra por Administração:

 

Este Sistema Construtivo é regido pela Lei: 4.591 de 16 de Dezembro de 1964

 

Construção Civil registra resultados Positivos

(Construção Civil registra resultados Positivos)

 

A Construção Civil registra resultados Positivos, no Balanço de 2019. Melhora do Ambiente Macroeconômico e da Confiança dos Empresários contribuiu para o fortalecimento do Setor Imobiliário. Para este Ano, previsão é de Crescimento.

 

– (RESULTADOS POSITIVOS):

 

A Construção Civil registrou resultados Positivos, dentro do contexto atual, no fechamento de 2019. A consolidação do Mercado Imobiliário já é possível de ser visualizada por Empresários, Construtoras e Incorporadoras. A redução da Taxa Básica de Juros, novos postos no Mercado de Trabalho, a inflação sob controle, a elevação do Crédito e a aprovação de reformas estruturais, como a da Previdência, são alguns fatores que ajudaram a melhorar o Ambiente.

 

De acordo com informações do Balanço Anual do Setor, divulgadas pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), os números evidenciam que a Construção é um dos segmentos que estão fortalecendo a recuperação Nacional. De 2014 a 2018, a queda do PIB do setor foi de 30%, enquanto a Economia Nacional registrou retração de 3,8%. No terceiro Trimestre de 2019, na comparação com igual período do Ano anterior, a alta registrada foi de 4,4%, a maior entre todos os setores de atividade. Deve-se lembrar de que a última vez em que o setor cresceu foi em 2013 e, por isso, esse resultado é importante, apesar de a base de comparação ser deprimida.

 

Nos primeiros Nove Meses de 2019, em relação a igual período do Ano anterior, o Setor registrou Alta de 1,7% no PIB. Para o Presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, 2019 foi, “sem dúvidas”, superior a 2018. “Podemos citar quatro segmentos da Construção Civil que se destacaram no Ano. Os empreendimentos de Médio e Alto Padrão, as obras Industriais e Corporativas, os Loteamentos e as obras de Baixa Renda.”

 

Os números positivos apontam um alinhamento de um novo Ciclo de Confiança e Expansão. “Se não tiver confiança, nem dos Investidores e Compradores, o setor fica muito debilitado. Em pesquisa do índice de confiança dos Empresários, a faixa do otimismo estava beirando os 60 pontos comparados aos 40 do Ano passado. Um avanço dado pelos fatores Macroeconômicos”, avalia.

 

– (EXPECTATIVAS):

 

Lucas Couto, Diretor Comercial e de Marketing, ressalta que o fim de 2018 e início de 2019 foram Meses de expectativas e de definição. “No final de 2018, quando tivemos a eleição de um novo Governo, as Expectativas e a Confiança na Economia eram muito altas, havia um pacote de várias intervenções a serem feitas e o mercado, que já estava numa ascendência, acreditou que em 2019 isso continuaria, porém com uma recuperação mais rápida”, comenta.

 

Segundo o Diretor Comercial, o Mercado da Construção apresenta uma Curva Ascendente, com um segundo Semestre de maior estabilidade. Consequentemente, o senso de confiança dos Empresários em investir mais. “Algumas intervenções que o próprio governo fez, como iniciar a reforma da Previdência, mostraram para as pessoas que aquilo deixava de ser uma previsão para ser realidade, o que tem sido positivo”, pontua.

 

Um Balanço Positivo, de acordo com Lucas Couto, para o Mercado Imobiliário, que vive quase que exclusivamente de Financiamento, cerca de 80%. “Há dois ou 3 Anos, tínhamos uma Taxa de Juros de dois dígitos, cerca de 14%, 15%. Hoje, estamos com Taxas de 6,5%, 5,5%, com especulação que chegue a 4,5%, 4% para o início deste ano”, explica.

 

Diante desses resultados, o executivo acredita que ‘uma coisa puxa a outra’ rumo ao desenvolvimento em um Cenário de estabilidade para os próximos Cinco Anos. “A confiança aumenta, a reforma da Previdência fica cada vez mais clara. A reforma Tributária passa a ser o próximo assunto a ser discutido, a Taxa de Juros tornando o Financiamento mais acessível. O resultado é uma melhora significativa no Mercado, que poderá crescer de forma ordenada”, explica.

 

Apesar da retomada, de acordo com o Balanço Anual, o Setor está 30% abaixo do pico de suas Atividades, que foi registrado no fim de 2013.


(FUTURO):

 

Gilmar Dias, Presidente da EPO, avalia o crescimento da Empresa de 10% em relação a 2018. Ele destaca os Pré-Lançamentos e obras de 3 Empreendimentos. “O Contemporâneo, localizado em Contagem, com mais de 40% de reservas já feitas antes do Lançamento. O Armazém 356, localizado às margens da BR-356, em que se tem em torno de 80 Mil Carros/Dia passando na porta.

 

Acredito que esse Empreendimento será um marco na Cidade, com uma Arquitetura Moderna e diferenciada”, conta. E o Prisma Serena, Empreendimento com aproximadamente 19 Mil Metros de Área Construída, distribuídos em 12 Pavimentos que reúnem espaços Multifuncionais, entre Salas e Lojas. As obras já foram iniciadas e a entrega do Empreendimento está prevista para 2021. “A previsão é crescer 10% este ano em relação a 2019”, frisa.

 

– (DADOS GERAIS da CONSTRUÇÃO):

 

O Número de Trabalhadores na Construção Civil Cresceu no Brasil, em Minas Gerais, na RMBH e em BH:

 

– Minas Gerais é o Estado que mais gerou Vagas no Setor nos primeiros 10 Meses de 2019;

– Belo Horizonte é a Capital do País que mais gerou Emprego com Carteira Assinada na Construção em 2019 (Janeiro a Outubro);

– Vendas de Apartamentos superam os Lançamentos Imobiliários e reduzem a oferta de novas Unidades disponíveis para Comercialização;

– Preço de Apartamentos em Belo Horizonte e Nova Lima sobe mais que a inflação;

– Redução de Lançamentos de Padrão Econômico (até R$ 215 Mil);

– O Valor Global de Vendas de Apartamentos nos Três primeiros Trimestres de 2019 alcançou R$ 1,575 Bilhão.

Vendas do Mercado Imobiliário sobem 16% no Trimestre

(Vendas do Mercado Imobiliário sobem 16% no Trimestre)

 

Vendas do Mercado Imobiliário sobem 16% no Trimestre. Número de Lançamentos subiu 11,8% e atingiu 30.607 unidades

 

Por Estadão Conteúdo – access_time26 ago 2019, 12h48 – Publicado em 26 ago 2019, 12h41

 

São Paulo: Presidente da CBIC, José Carlos Martins, avaliou que as Regiões Sudeste e Centro-Oeste estão puxando o crescimento do Mercado Imobiliário no Brasil (Germano Lüders/EXAME)

São Paulo — O Mercado Imobiliário Nacional apresentou aumento dos lançamentos e das vendas no Segundo Trimestre de 2019 em comparação com o mesmo período de 2018, com redução do estoque de Imóveis Residenciais Novos, de acordo com pesquisa divulgada nesta Segunda-Feira, 26, pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

 

Os lançamentos de Imóveis no País cresceram 11,8% e atingiram 30.607 Unidades. Por sua vez, as vendas de Imóveis subiram 16,0% chegando a 32.813 Unidades.

 

– (VENDAS):

 

Com mais vendas do que lançamentos, o estoque (que considera imóveis na planta, em obras e recém-construídos) recuou 8,7%, atingindo 111.055 unidades. Com essa velocidade de vendas, seriam precisos 11,1 meses para escoar esse estoque. Um ano antes, eram necessários 13,1 Meses.

 

O presidente da CBIC, José Carlos Martins, avaliou que as Regiões Sudeste e Centro-Oeste estão puxando o crescimento do Mercado Imobiliário no Brasil. No Sudeste, disse ele, a melhora se deve à economia mais pujante do que em outros Estados, especialmente em São Paulo. Já no Centro-Oeste, a Economia local é movimentada pelo Agronegócio. “O Mercado Imobiliário continua se recuperando”, afirmou.

 

Observa-se também que o Preço dos Imóveis, na Média, apresentou uma alta real em torno de 8% acima da inflação desde o início de 2017, quando a pesquisa começou a ser feita. O preço do Metro já passa a ser importante.

 

 

Caixa anuncia nova Linha de Crédito para Casa Própria

(Caixa – Nova Linha de Crédito para Casa Própria)

 

A Caixa anunciou uma nova Linha de Crédito para a Casa própria, com Taxa atrelada à inflação oficial, medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). A Taxa mais baixa, de 2,95% ao Ano mais IPCA, só vale para Servidores Públicos e em “Condições Especiais”.

 

Segundo a Caixa, trata-se de Cliente com Conta Salário no Banco, prestação do Financiamento debitada direto na Conta e Perfil de bom pagador. Para trabalhadores do Setor Privado, também em “Condições Especiais”, a menor Taxa oferecida é de 3,25% ao Ano mais IPCA.

 

As Taxas variam para Servidor e trabalhador do Setor Privado, e também de acordo com o relacionamento do Cliente com o Banco. Veja abaixo:

 

– (Trabalhadores do Setor Público):

 

– Condições Especiais:  2,95% a.a. + IPCA

– Com Relacionamento + Conta Salário: 3,95% a.a. + IPCA

– Com Relacionamento com a Caixa: 4,45% a.a. + IPCA

– Sem Relacionamento com a Caixa: 4,95% a.a. + IPCA

 

– (Trabalhadores do Setor Privado):

 

– Condições Especiais: 3,25% a.a. + IPCA;

– Com Relacionamento + Conta Salário: 4,25% a.a. + IPCA;

– Com Relacionamento com a Caixa: 4,75% a.a. + IPCA;

– Sem Relacionamento com a Caixa: 4,95% a.a. + IPCA.

 

Esse novo Modelo de Financiamento estará disponível a partir de Segunda-Feira (26) somente para Novos Contratos. Poderá ser usado para Financiar até 80% do valor de Imóveis Novos e Usados, com Prazo de até 360 Meses.

 

O valor da Prestação será corrigido Mensalmente. O cliente poderá optar pelo Modelo Atual, que Cobra Juros entre 8,5% e 9,75% ao Ano mais TR (Taxa Referencial). Como a TR é igual a Zero desde 2017 devido à queda da Taxa Selic, na prática, os Juros do Financiamento Imobiliário ficam limitados à Taxa prefixada pela Caixa.

 

Esses Juros são para Financiar Imóveis pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e pelo SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). As Taxas não são válidas para o Minha Casa, Minha Vida, que cobra Juros mais Baixos.

 

“Caixa Econômica Federal”

Caixa anuncia redução de até 40% nas Taxas de Juros

Por Fábio Amato, G1 — Brasília

 


Caixa Econômica Federal anunciou Quarta-Feira que vai reduzir suas Taxas de Juros para algumas Linhas de Crédito, entre as quais Cheque Especial, Capital de Giro e Empréstimos Pessoais.

Para o Cheque Especial, o Banco Público afirma que haverá um corte de até 40% nos Juros, válido para Clientes que contratarem um Pacote de Serviços.

Neste caso, a taxa partirá de 8,99% ao mês, tanto para clientes pessoa física quanto pessoa jurídica. Essa nova modalidade estará disponível a partir de 19 de Agosto.

A Caixa informou que, no caso da contratação individual do Cheque Especial, a Taxa passa a ser de até 9,99% ao Mês. Segundo o Banco, essa Taxa representa uma redução de 26% sobre os percentuais praticados atualmente.

Ainda de acordo com a Instituição Financeira, as Taxas para Cheque Especial eram de até 13,45% ao Mês, no caso de Pessoa Física, e de até 14,95% ao Mês para Pessoa Jurídica.

– (Crédito Pessoal e Capital de Giro):

 

O Banco anunciou ainda redução de até 21% nos Juros do Crédito Pessoal. A Taxa mínima era de 4,99% ao Mês e agora será a partir de 2,29% ao Mês. Para Capital de Giro, a Caixa anunciou corte nas Taxas que variam de 11% a 13%. As Taxas serão a partir de 0,95% ao Mês.

O Presidente da Caixa, Pedro Guimarães, informou que o Banco terá perdas no Curto Prazo com a redução das Taxas anunciadas nesta Quarta-Feira. Entretanto, a expectativa da Instituição Pública é de que essas perdas sejam recuperadas no médio prazo, com o aumento no número de clientes e de operações.

Guimarães ressaltou que o corte de Juros de Operações de Crédito ocorre com base na expectativa de que o Comitê de Política Monetária (Copom) reduza a Taxa Selic, que atualmente está em 6,5%.

No início da noite desta Quarta-Feira, o Banco Central irá anunciar o resultado da mais recente reunião do Copom. A expectativa do Mercado Financeiro é de que a Taxa Básica de Juros cairá para 6,25% ou 6% ao ano.

– (Aplicativo para Baixa Renda):

 

No mesmo evento, o presidente da Caixa anunciou nesta Quarta que o Banco está desenvolvendo um aplicativo de Celular mais simples, voltado para Clientes de baixa Renda.

De acordo com o executivo, o produto deve ser lançado em até 60 Dias. Por meio do App, explicou Guimarães, os clientes vão poder fazer desde operações básicas, como pagamentos de Contas e Transferências, até ter acesso a serviços sociais administrados pela instituição, como o Bolsa Família.

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